O projecto “+Sustentabilidade +Competitividade” tem como objectivo estratégico sensibilizar para a adopção de práticas de eficiência e diversificação energética e de sustentabilidade ambiental por parte das empresas, alertando para a crescente importância que estes factores vêm a conquistar nos mercados actuais, como elementos essenciais para a competitividade empresarial.
As acções preconizadas serão orientadas para as empresas da indústria transformadora e, em particular, para o sector metalúrgico e metalomecânico, pela relevância que tem no âmbito da acção das associações promotoras e pelo peso nas exportações que o sector possui.
O projecto visa assim, através de uma leitura prospectiva de mercados e políticas públicas, informar e consciencializar as empresas acerca das adaptações que terão de fazer, no curto e médio prazo, nos seus processos produtivos, na relação com stakeholders, na gestão interna, na relação com a sociedade, no desenvolvimento de produtos e sua comercialização, etc. com vista a prepararem-se para responder aos novos desafios energéticos, ambientais e sociais, como forma de manter e reforçar a sua capacidade de internacionalização e de exportação. Perspectivando e conhecendo tais alterações, é possível também enquadrar dinâmicas de geração de oportunidades e de actividades de futuro e, paralelamente, capacitar o tecido empresarial que encontrará na capacidade de venda para o exterior, a saída para a crise actual.
Nesta lógica, constitui também objectivo estratégico do projecto sensibilizar os empresários para práticas que visem a implementação de Sistemas de Gestão Energéticas e Sistemas de Gestão da Sustentabilidade, permitindo a integração dos conceitos e princípios inerentes a utilização de energias renováveis e dependências energéticas diversas, bem como a monitorização constante dos progressos efectuados em cada uma das áreas.
Estas práticas inserem-se no reforço da criação de valor ao nível sobretudo de processos e produtos, contribuindo para o reforço da competitividade destas empresas ao nível internacional.
Cumulativamente estas acções pretenderão também contribuir para a disseminação de boas práticas de gestão energética e ambiental entre os operadores destas fileiras, reforçando a sua capacidade competitiva para dar resposta à exigência dos mercados de consumo e alterações normativas e regulamentares.
O projecto tem como objectivos operacionais: